Oncologia Clínica Florianópolis

Dr. Luiz Alberto Silveira - Oncologista Clínico / Diretor Clínico

Dr. Lucas Van de Sande Silveira - Oncologista Clínico / Diretor Técnico

Rua Dom Joaquim 885, 4ºandar

(48) 3364 1196/ (48) 99963 0335
(48) 99973 2472 |WhatsApp

A Oncologia Clínica Florianópolis oferece serviços oncológicos com excelência técnica e atendimento solidário, prezando pelo compromisso obstinado com a cura e qualidade de vida dos pacientes.

Imunização no paciente adulto com tumores sólidos

 Recomendações adaptadas à realidade brasileira

  

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados para o ano de 2017 mais de 420.000 casos novos de câncer, excluindo-se os tumores de pele do tipo não-melanoma.(1) Muitos pacientes oncológicos padecem de complicações infecciosas, especialmente em virtude da imunossupressão pela própria neoplasia ou em decorrência do tratamento oncológico.(2) Apesar da maioria das infecções na atualidade não poderem ser prevenidas por vacinas, algumas podem ser evitadas através de adequada imunização, contribuindo assim para redução da morbimortalidade. No entanto, os pacientes oncológicos com imunossupressão podem não montar uma resposta imune protetora à vacinação, assim como podem desenvolver infecção caso a imunização seja feita com vacinas de vírus vivos ou de cepas atenuadas. Desta maneira, o conhecimento sobre vacinação em pacientes com câncer é de fundamental importância para todo médico que trata casos oncológicos.

Leia mais...
 

Fibromialgia – Uma doença misteriosa

 

Muitos questionam a existência de um quadro reumatológico chamado de Fibromialgia, tanto pacientes quanto os próprios médicos. Mas afinal, o que é Fibromialgia? Ela é real? O que causa a fibromialgia e como é feito o seu diagnóstico? Tem tratamento ou cura?

A Fibromialgia existe, tanto que possui registro no Código Internacional de Doenças (CID), mas seus sintomas são subjetivos, inaparentes e só quem os sente percebem quão reais eles são. Os que não possuem a doença muitas vezes não conseguem entender a dor de quem sofre, e mais, muitas vezes acham que os sintomas são apenas psicológicos e emocionais.

A Fibromialgia é uma síndrome em que a dor é o principal sintoma. Esta dor costuma ser difusa (afeta parte superior e inferior do corpo) e também articular porém, aos olhos dos outros, não há nada de errado, nenhum inchaço e nenhuma lesão aparente. A intensidade varia muitas vezes ao longo dos dias podendo apresentar-se com crises de piora e melhora. Além da dor, vários outros sintomas estão relacionados com o quadro de fibromialgia como:

 

Leia mais...
 

Sinais de alerta na Dor Lombar

 

A dor lombar é uma das queixas mais frequentes no consultório dos reumatologistas, sendo uma das grandes causas de incapacidade ao trabalho, por isso a importância da investigação da causa da dor e do tratamento precoce. As dores que pioram com o esforço físico normalmente são de causa mecânica, ou seja, decorrente de sobrecarga e desgaste das vértebras. Já os quadros de dor que pioram com o repouso, principalmente a noite ao dormir e associado a rigidez estão associados a causas inflamatórias como as espondilites.

Ficar atento aos sinais de alerta associados à dor lombar: febre, perda de peso, dor noturna, dor que piora ao repouso, anemia, aumento das provas inflamatórias nos testes laboratoriais, início do quadro em adultos jovens (< 40 anos), fraqueza de membros inferiores. Quadros de dores crônicas que não melhoram com tratamento também  necessitam de investigação através de exames de imagem. 


Gabrielle Van de Sande Silveira 

Reumatologista

 

 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 15
joomla wellnessLorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s...
Heeey, this is poll in the drop-down menu?!