Oncologia Clínica Florianópolis

Dr. Luiz Alberto Silveira - Oncologista Clínico / Diretor Clínico

Dr. Lucas Van de Sande Silveira - Oncologista Clínico / Diretor Técnico

Rua Dom Joaquim 885, 4ºandar

(48) 3364 1196/ (48) 99963 0335
(48) 99973 2472 |WhatsApp

A Oncologia Clínica Florianópolis oferece serviços oncológicos com excelência técnica e atendimento solidário, prezando pelo compromisso obstinado com a cura e qualidade de vida dos pacientes.

Melatonina e Câncer


A melatonina é um hormônio produzido principalmente pela glândula pineal, localizada no centro do cérebro cuja principal função é regular a atividade do sono. Sua maior produção é à noite (Escuro) durante o sono reparador. Foi isolado pela primeira vez em 1958, porém as possíveis relações com o câncer se iniciaram na década de 70, onde ensaios pré-clínicos relacionaram a diminuição de tumores avançados som a administração de melatonina. O modo de ação ainda é incerto, pois existem vários mecanismos demonstrando a possível atividade antitumoral como anti angiogênese (diminuição dos vasos sanguíneos que alimentam as células tumorais), anti metabólico (ação intracelular diminuído a duplicação de células), imunológica (aumentando a ação de anticorpos contra células malignas) e anti hormonal, diminuindo a produção de outros hormônios, como estrogênio. 

Leia mais...
 

Conheça as doenças que podem ser rastreadas e os exames utilizados para isso

 

1) Colo do útero 

O exame de rastreamento do colo uterino é o único recomendado também para jovens. A idade para o início dos testes em mulheres que já iniciaram atividade sexual é 25 anos.

O rastreamento do câncer de colo uterino é realizado por meio da análise de células do colo uterino, em um teste que leva o nome de seu idealizador, o médico grego Papanicolaou.

Nesse exame, busca-se identificar a presença de infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV) ou surpreender o desenvolvimento de lesões que possam evoluir para o câncer no colo uterino. O exame deve ser repetido a cada 3 anos, enquanto os resultados forem negativos. Caso o resultado seja positivo, a paciente deverá ser submetida a uma investigação mais completa.

De fácil realização, o teste de Papanicolau é a principal estratégia para detectar a doença entre mulheres assintomáticas

2) Mama

Na ausência de fatores familiares e pessoais que indiquem um risco aumentado para a doença, ou de qualquer alteração no exame das mamas, as mulheres devem realizar exames anuais de mamografia. Leia mais...

 

Resumo ASCO 2017

 

Estudo aponta para maior taxa de cura e de sobrevida para pacientes com câncer de estômago submetidos a nova combinação de quimioterapia antes e depois da cirurgia

            No último dia 03 de junho, durante a apresentação oral na sessão de tumores do trato digestivo alto do encontro anual da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), foram apresentados os resultados do estudo FLOT4-AIO.

Até antes deste trabalho, o tratamento habitual de pacientes com câncer de estômago e transição esofagogástrica sem metástases envolvia a realização de 3 ciclos de quimioterapia com o esquema ECF (Epirrubicina + Cisplatina + 5-Fluorouracil) – ou esquemas semelhantes – seguidos de cirurgia do estômago e então mais 3 ciclos de quimioterapia. A despeito desta estratégia de tratamento ter demonstrado benefícios em relação à realização da cirurgia isoladamente, os desfechos dos pacientes ainda permaneciam ruins, com apenas cerca de 35% dos pacientes tratados neste cenário vivos em 5 anos. Muitos foram os estudos que procuraram melhorar estes desfechos, porém sem benefícios significativos.

Leia mais...
 


<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 9 de 15
joomla wellnessLorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s...
Heeey, this is poll in the drop-down menu?!