Oncologia Clínica Florianópolis

Dr. Luiz Alberto Silveira - Oncologista Clínico / Diretor Clínico

Dr. Lucas Van de Sande Silveira - Oncologista Clínico / Diretor Técnico

Rua Dom Joaquim 885, 4ºandar

(48) 3364 1196/ (48) 99963 0335
(48) 99973 2472 |WhatsApp

A Oncologia Clínica Florianópolis oferece serviços oncológicos com excelência técnica e atendimento solidário, prezando pelo compromisso obstinado com a cura e qualidade de vida dos pacientes.

ATITUDE EMOCIONAL versus ATITUDE AFETIVA


Diante do quadro; ansiedade, estresse, o conflito já instalado, a pessoa não desejando enfrentá-lo, recalca com competência a situação negando-a: não estou doente.

Passa o tempo, o conflito emerge sobre a forma de um sintoma e, na falta de uma representação palavra, o sintoma se instala; a doença.

A pessoa ainda tenta resistir, ajusta seu discurso tentando justificando seus fracassos, serve-se do orgulho para disfarçar, recalca possíveis desejos para não ter consciência de suas necessidades e de sua dor. Neste momento, mesmo existindo desejo, o paciente é prisioneiro da imagem criada por ele próprio, tornando-se um narcisista.

A libido é retirada de seus outros investimentos, retornando ao seu ego, perdendo o vínculo de suas relações de afeto, moral e social; contudo, perde também a interação entre a fantasia e a realidade.

O afeto serve de elo entre o corpo e a psique, estrutura que antecede a linguagem falada. A perda da capacidade de sentir e representar o afeto será um perigo. Esta capacidade é necessária para a manutenção saudável da unidade de equilíbrio físico e psíquico do ser humano.

Ao analisarmos a personalidade psicossomática, encontramos a imagem do outro como ameaçadora, o que leva a um retraimento afetivo, com o objetivo de preservar a própria identidade.

A unidade Eu mais Tu é a essência de tudo o que existe, fora disso não há nada. Tornar-se unidade no sentido do EU mais EU é a mesma coisa que um vazio.

 

Maria de Lourdes Costa Antunes

Psicóloga

 

 
joomla wellnessLorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s...
Heeey, this is poll in the drop-down menu?!