Novembro da atenção á próstata

A próstata é uma glândula com a forma de maçã, situa-se abaixo da bexiga e à frente do reto, pesando 25 gramas e envolve o inicio da uretra, por onde a urina é eliminada. A próstata produz parte do sêmen com os espermatozóides, liberado no ato sexual. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais freqüente. A incidência é maior nos países desenvolvidos. É um câncer da terceira idade, cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento da incidência no Brasil pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnóstico. O tumor da próstata pode crescer de forma rápida, espalhando-se principalmente para os ossos órgãos, podendo levar à morte após longo sofrimento. A maioria cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Cerca de 30% dos homens, a partir dos 65 anos tem câncer de baixa malignidade, da próstata, e não sabem disto. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, pobre em gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco deste câncer.

Também 30 minutos diários de atividade física, evitar a obesidade e diminuir o consumo de álcool e cigarro é de extrema importância. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos torna necessária a atenção e controle médico. No início o câncer da próstata evolui sem sintomas e sinais. Dificuldade para urinar, urinar muitas vezes durante o dia ou à noite, jato urinário “em chuveirinho”, são sinais que indicam a necessidade de avaliação médica. Quando avançado, geralmente com lesões ósseas a dor é o sintoma comum. O toque retal mais a elevação do PSA no sangue podem indicar a existência da doença. A ecografia da próstata e por último a biópsia, quando há suspeita da doença, confirmará ou não a presença do câncer. Com a doença localizada avalia-se o perfil de inclusão do paciente para cirurgia ou radioterapia. Na doença avançada localmente o tratamento é feito com bloqueio hormonal e radioterapia e na doença espalhada nos ossos ou gânglios o tratamento é feito inicialmente com bloqueio hormonal. Havendo progressão da doença existem vários tratamentos sistêmicos que podem aumentar a sobrevida do paciente. Homens cuidem-se e tenham mais qualidade e quantidade de vida.